O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo e, por isso, uma excelente oportunidade para que as empresas alcancem o seu público-alvo.

Para além dos perfis pessoais, o Facebook permite a criação de páginas – indicadas para empresas. As páginas são uma forma pública e gratuita de alcançar o público e permitem que negócios, marcas, celebridades, causas e organizações tenham uma presença online nas redes sociais.


Redes sociais onde os portugueses têm perfil criado
ou possuem uma conta (em %)

Fonte: Estudo “Os portugueses e as redes sociais 2017”, realizado pela Marketest Consulting




Sabia que o Facebook…

  • defende a partilha de conteúdo cativante e que gera interação, como fator chave para um maior alcance orgânico das publicações?
  • influencia cerca de 52% das decisões de compra online e offline?
  • permite permite promover anúncios para impactar mais seguidores ou pessoas definidas segundo alguns critérios de segmentação?


O Facebook é uma excelente oportunidade para:

  • Divulgar o seu negócio;
  • Construir a imagem da sua marca;
  • Relacionar-se com o público-alvo;
  • Publicar lançamentos, ofertas e promoções.


Dicas:

  1. Defina o estilo de comunicação: definir o tom de voz com que vai interagir é determinante para a imagem que pretende transmitir nas redes sociais. Determinar a linguagem a utilizar vai garantir que se está a expressar de acordo com a essência da marca e a imagem que pretende passar.
  2. Planifique as publicações: é muito importante que saiba o que vai partilhar nas suas redes sociais. Não publique qualquer conteúdo só para manter a página atualizada. Publique apenas conteúdos interessantes para o seu público-alvo e que respondam às suas principais necessidades.
  3. Chame a atenção do seu público: conteúdos novos e interessantes são essenciais para manter a atenção do público. Escreva textos curtos e cativantes e faça-os acompanhar de imagem, sempre que possível – os conteúdos visuais recebem, normalmente, mais likes e interação do que posts sem imagem.
  4. Promova a sua página: convide outros utilizadores a gostarem da sua página, coloque uma hiperligação para a sua página no seu site, crie passatempos… etc. Escolha a que melhor se adequa aos objetivos da sua empresa.
  5. Publique conteúdos interessantes:  evite demasiadas publicações de autopromoção e de divulgação dos seus produtos/serviços. Os utilizadores procuram conteúdo interessante e de qualidade, que responda aos seus desejos, problemas e diferentes necessidades. 
  6. Analise os resultados: depois de tudo é importante saber quais os resultados da sua página. O próprio Facebook permite fazer essa análise numa secção dedicada só aos resultados e estatísticas da página, onde é possível consultar informação como: dados demográficos do público que segue a página, publicações com melhor desempenho, melhores horas para publicar, etc.
  7. Mantenha-se atualizado: inspire-se noutras páginas de sucesso e procure publicar conteúdos relevantes e atuais.

Tutorial

  • 1

    Aceda a Facebook Pages

    Para criar uma página no Facebook deve aceder pelo seguinte endereço facebook.com/pages/create 
  • 2

    Escolha o tipo de página desejada

  • 3

    Preencha as informações necessárias

  • 4

    Clique em “Continuar”

  • 5

    Selecione uma imagem de perfil e capa

  • 6

    Complete o seu perfil

    • Complete a secção "sobre", escrevendo um texto de apresentação da sua empresa;
    • Não se esqueça de inserir o URL do seu website;
    • Adicione um endereço, contactos telefónicos e e-mail.
  • Como tirar o máximo partido das ferramentas do Facebook?

    O Facebook fornece ferramentas para desenvolver as marcas, expandir o negócio e gerir a estratégia de publicidade. Existem inúmeras ferramentas gratuitas que pode utilizar:

     

    Publicar e estar em contacto:

    • Publicações: utilize várias opções de publicação, como fotos, vídeos, sondagens e marcos para interagir com os seus clientes.
    • Histórias: as histórias da página permitem partilhar fotos e curtos segmentos de vídeo que transportam o público numa viagem de qualquer coisa que esteja a experienciar. Desta forma, poderá partilhar um olhar significativo dos bastidores do seu negócio.
    • Caixa de Entrada: nunca perca um contacto com os seus potenciais clientes. A Caixa de Entrada agrega toda a tua comunicação num único local fácil e prático (Messenger e Comentários).
    • Grupos: os grupos oferecem um espaço para comunicação sobre interesses partilhados entre certas pessoas que se interessam pelos seus produtos e serviços. Partilhe informações com determinados grupos de pessoas, utilize os grupos para criar fóruns de discussão e para conversar sobre tópicos específicos.

     

    Ferramentas de negócio:

    • Compromissos: os compromissos permitem que os negócios façam a gestão dos seus compromissos diretamente a partir da respetiva página. Os fornecedores de serviços locais podem permitir aos clientes reservarem compromissos com eles diretamente no Facebook, consultar o registo de compromissos e gerir o calendário.
    • Eventos: pode criar um evento gratuito e ir além das publicações do Facebook que simplesmente anunciam as promoções. O recurso aos eventos é uma excelente forma de colocar a sua promoção no calendário das pessoas. Quando um dos seguidores marcar que está interessado num evento próximo da sua empresa, receberá gratuitamente um lembrete do evento que se aproxima no dia em que ocorre.
    • Empregos no Facebook: esta ferramenta torna mais fácil alcançar, interagir e contratar os melhores candidatos. Pode gerir todas as publicações de emprego a partir de um único local na sua Página.
    • Lojas: a ferramenta Loja do Facebook pode ajudá-lo a partilhar o seu inventário ou serviços com os clientes e a simplificar o processo de compra, tudo num único local. É ideal para anunciantes de comércio eletrónico e a retalho, e para comerciantes que pretendem alcançar clientes no Facebook.

     

    Otimizar a página:

    • Estatísticas: uma das grandes vantagens de publicar e gerir anúncios com o Facebook é o acesso gratuito e ilimitado a estatísticas sobre os públicos e anúncios. O separador Estatísticas contém a vista geral da página, incluindo a interação e as ações que foram realizadas.
    • Publicidade: crie um público para a página, promovendo-a junto das pessoas certas, e alcance resultados com base nos objetivos definidos.
  • Onde posso avaliar a performance da página?

    Na secção de estatísticas vai poder encontrar informações acerca do desempenho da página, como os dados demográficos do público e a forma como as pessoas estão a responder às publicações.
    Tenha em atenção que só pode aceder aos dados nas estatísticas da página dos últimos 2 anos e os dados demográficos, como a idade, sexo e localização, estão disponíveis nas estatísticas da página assim que existirem dados para 100 ou mais pessoas.

    Pode utilizar as estatísticas para:

    • Perceber como as pessoas estão a interagir com a página;
    • Ver indicadores sobre o desempenho da página;
    • Saber que publicações têm mais interação e ver quando o público está no Facebook.
  • Quais as diferenças entre os cargos da minha página?

    Administrador – completo e total acesso. Se criou a página, esse papel é seu por defeito.

    Editor – pode editar a página, mandar e responder mensagens, postar, criar anúncios, ver quem criou um post e analisar estatísticas.

    Moderador – pode responder e eliminar comentários, mandar e responder mensagens, ver quem criou um post, criar anúncios e analisar estatísticas.

    Anunciante – pode ver quem criou um post, criar anúncios e analisar estatísticas.

    Analista – pode ver quem criou um post e analisar estatísticas.

  • Como posso dinamizar a minha página?

    • Fazer publicações com fotos, vídeos e textos;
    • Partilhar conteúdos de outras páginas;
    • Interagir com os utilizadores e outras empresas;
    • Criar grupos e conhecer melhor seu público;
    • Publicar vídeos em diretos;
    • Divulgar os seus eventos.
  • Que dimensão devem ter as imagens?

    • A foto de perfil da página:
      • É apresentada com 170 x 170 píxeis em computadores e com 128 x 128 píxeis em smartphones.

     

    • A foto de capa da Página:
      • É apresentada com 820 píxeis de largura por 312 píxeis de altura em computadores e com 640 píxeis de largura por 360 píxeis de altura em smartphones;
      • Tem de ter, pelo menos, 400 píxeis de largura e 150 píxeis de altura;
      • É carregada mais depressa como ficheiros RGB JPG, com 851 píxeis de largura, 315 píxeis de altura e menos de 100 quilobytes.

     

    Tenha em atenção que a foto de perfil da página será ajustada a um formato circular em anúncios e publicações, mas que o formato quadrado da mesma será mantido quando as pessoas visitarem a página.