O Linkedin é uma rede social profissional e reúne mais de 2.5 milhões de utilizadores portugueses. Por ter sido criada a pensar no mercado de trabalho, o Linkedin é uma plataforma vantajosa para empresas que operam no setor B2B (Business-to-Business), mas também bastante útil para empresas do setor B2C (Business-to-Consumer).

Por ser uma das redes sociais preferidas para a comunicação institucional, é também um importante aliado não só do departamento comercial das empresas, como também dos recursos humanos, uma vez que permite a identificação e contratação de profissionais através da plataforma.

O Linkedin integra perfis de pessoas individuais e páginas para empresas. No entanto, e de forma errada, as empresas criam muitas vezes um perfil em vez de uma página – sendo esta última o formato mais indicado para estarem presentes nesta plataforma.


Utilizadores do Linkedin, por grupo de faixa-etária (em %)

Fonte: Statista



Sabia que o Linkedin…

  • tem mais de 546 milhões de utilizadores de todo o mundo e agrupa cerca de 13 milhões de páginas de empresas?
  • revelou que as publicações com links recebem até 45% mais de interação do que publicações sem links?
  • é utilizado por 80% das empresas como uma ferramenta de recrutamento?


O Linkedin é a rede social ideal para:

  • Falar sobre o seu negócio, os seus valores e a sua cultura organizacional;
  • Publicar conteúdo educativo para profissionais da área;
  • Relacionar-se com os seus clientes (especialmente se presta serviços ou vende produtos para outras empresas);
  • Encontrar novos colaboradores para a sua equipa;
  • Fazer parcerias com outras empresas.


Dicas:

  1. Não fale só da sua empresa: partilhe notícias e artigos associados ao setor da empresa e relevantes para o público-alvo;
  2. Publique com regularidade (duas vezes por semana, por exemplo);
  3. Evite publicações muito longas: o Linkedin recomenda que os textos tenham cerca de 150 caracteres para atingir melhores resultados;
  4. Segmente o conteúdo: quer seja por idioma ou por localização, se está a comunicar para diversos países; ou por função, nível de experiência, tamanho da área, grau, setor, universidade, ou área de estudo, caso queira entregar mensagens pertinentes consoante o perfil do leitor;
  5. Tenha em atenção os comentários: sempre que vai recebendo comentários, tente dar respostas atempadas e esclarecedoras.

Tutorial

  • 1

    Aceda ao Linkedin

    Para criar uma Página no Linkedin deve aceder pelo seguinte endereço: www.linkedin.com/company/setup/new/
  • 2

    Escolha a categoria que pretende

  • 3

    Defina o nome da página e nome de utilizador da empresa

  • 4

    Preencha as informações necessárias

  • 5

    Selecione uma imagem de perfil e de capa

  • 6

    Complete o seu perfil

  • Como adicionar administradores à página?

    Para adicionar um administrador à página:

    1. Entre na “Central do administrador da sua página”.
    2. Clique no menu suspenso “Ferramentas administrativas” no alto da página e selecione “Administradores da página”.
    3. Em seguida, pode concluir uma ou ambas as etapas na sequência abaixo:
      • Para adicionar um novo administrador: selecione o tipo desejado no painel à esquerda do módulo “Gerenciar administradores”. Digite o nome do usuário que gostaria de adicionar no campo de texto “Adicionar novo administrador por nome…”. Clique em “Salvar alterações”.
      • Para aprovar uma solicitação de administrador: selecione a guia “Solicitações de administrador pendentes” no painel à esquerda. Clique em “Conceder acesso” e em “Salvar alterações”.

    Mais informação aqui.

  • As imagens são importantes no Linkedin?

    As imagens têm um impacto positivo não só no Linkedin, mas em todas as redes sociais. Utilizar imagens é fundamental para aumentar a performance dos posts:

    • Chamam a atenção dos utilizadores;
    • Permitem contar histórias ou transmitir conceitos de maneira visual;
    • Fazem com que o seu público associe a sua marca a imagens atrativas;
    • Aumentam a interação das publicações.

    Não se esqueça de garantir as especificações de imagens recomendadas pelo Linkedin.

     

  • Quais as condições para criar uma página?

    • Ter um perfil pessoal no LinkedIn e criado há mais de 7 dias.
    • A força do perfil deve ser “Intermediária” ou “Perfil campeão”.
    • Ser funcionário atual da empresa e o cargo estar listado na seção “Experiência” do perfil.
    • Ter endereço de e-mail corporativo adicionado e confirmado na sua conta do LinkedIn.
    • O domínio de e-mail é exclusivo da empresa.
  • Como anunciar vagas de emprego no Linkedin?

    O LinkedIn oferece a possibilidade de criar anúncios de vaga online para divulgar cargos abertos na sua empresa. Pessoas à procura de emprego podem pesquisar essas oportunidades em toda a rede do LinkedIn. Além disso, anúncios de vagas serão recomendados para potenciais candidatos através do recurso “Vagas que podem ser do seu interesse”.

    Veja como o fazer aqui.

  • O que são Showcase Pages?

    As Showcase Pages são um complemento das páginas no Linkedin, uma vez que permitem segmentar um público específico de cada marca.

    Faz sentido criar uma Showcase Page quando se deseja estabelecer uma página dedicada para representar uma marca, unidade de negócio ou iniciativa da empresa.