O YouTube é o segundo motor de pesquisa mais utilizado no mundo, sendo o primeiro, o Google. Por ser uma rede social de pesquisa, deverá ter a mesma linha de pensamento utilizada na otimização do seu website.

Uma boa presença no YouTube, além de aumentar a sua notoriedade, pode trazer visitas ao website das empresas e melhorar os resultados da sua estratégia de marketing.

O YouTube tem um editor que lhe permite cortar e editar os seus vídeos, adicionar músicas, colocar legendas, adicionar cartões e notas para tornar o seu vídeo mais interativo, levar tráfego para o seu website, ou completar o conteúdo.

Para empresas que queiram chegar a um público mais jovem, o YouTube é uma rede social imprescindível. A chamada “geração digital” nasceu e cresceu com acesso constante ao universo online, obrigando as empresas a criar novos conceitos e formas de comunicar.



Categorias dos vídeos publicados em canais de YouTube (em %)

Fonte: Pew Research Center



Sabia que o Youtube…

  • recebe mais de 2 biliões de visualizações num único dia?
  • é a rede social mais utilizada por um público mais jovem e ocupa o 3º lugar de redes sociais onde os portugueses com menos de 24 anos tem presença?
  • é utilizado, aproximadamente, 50% das vezes através do smartphone?


Pode aproveitar esta rede social para:

  • Publicar entrevistas, palestras ou testemunhos de clientes satisfeitos;
  • Criar uma rubrica de vídeos interessantes para o seu público;
  • Fazer vídeos mais espontâneos e engraçados;
  • Demonstrar produtos;
  • Fazer tutoriais.


Dicas:

  1. Coloque uma descrição do canal – direta, objetiva e onde use as palavras-chave que definiu;
  2. Pense como o seu público-alvo: coloque uma descrição dos vídeos e títulos com as palavras-chave e com uma linguagem a que os utilizadores recorreriam na pesquisa daquele conteúdo;
  3. Coloque tags nos vídeos;
  4. Divulgue os seus canais online: adicione URL para website e outras redes sociais onde tem presença;
  5. Organize os seus vídeos por “Lista de Reprodução”;
  6. Crie um trailer: vídeo de apresentação que aparecerá em destaque, para visitantes que não tenham subscrito o seu canal;
  7. Mantenha a consistência entre os materiais visuais: desde a imagem de capa aos próprios vídeos, a linguagem visual deve ser transversal.

Tutorial

  • 1

    Faça login no YouTube

  • 2

    Entre nas configurações de conta do YouTube

    Clique no seu ícone e, em seguida, em "Configurações" ou diretamente aqui.
  • 3

    Clique em “Ver todos os meus canais ou criar um novo canal”

  • 4

    Clique em “Criar um novo canal”

  • 5

    Escolha um nome para o canal e clique em “Criar”

  • A qualidade dos vídeos é importante?

    Claro que sim! Vídeos com problemas técnicos, como áudio baixo ou uma imagem escura, podem não cativar os utilizadores e afetar o seu sucesso no YouTube.

    Se procura representar a sua empresa através desta plataforma, é essencial o máximo cuidado com a imagem, o som e a edição dos vídeos, de forma a expor um conceito positivo da empresa. De outro modo, um vídeo de baixa qualidade pode passar a impressão de que a empresa presta serviços também de baixa qualidade.

  • Que cuidados ter ao publicar o vídeo?

    1. Procure usar bons títulos: o título é a primeira informação que o público vai ver e, por isso, deve chamar a sua atenção.
    2. Utilize thumbnails cativantes: o thumbnail é a imagem que os utilizadores veem antes de visualizar o vídeo e, tal como o título,  é um dos responsáveis por cativar os utilizadores – deve resumir o conteúdo do vídeo e ir ao encontro do conceito visual definido.
    3. Faça descrições detalhadas: procure fazer descrições completas e com palavras-chave relevantes. Para além de acrescentar informação complementar sobre o vídeo, pode inserir links para o website da empresa e links para as restantes páginas nas redes sociais.
    4. Explore as tags: existe a opção de colocar tags no vídeo, que são que palavras, termos ou expressões que ajudam a plataforma a classificar o conteúdo publicado.
    5. Acrescente legendas: ao utilizar legendas, os motores de busca vão conseguir “ler” o conteúdo do seu vídeo e classificá-lo com mais qualidade.
  • Como criar um vídeo para o YouTube?

    1. Escolha o conteúdo do seu vídeo – é a primeira coisa a fazer e deve ir ao encontro do que a sua audiência quer ver;
    2. Prepare o necessário – antes de gravar, tenha em atenção o equipamento e defina um guião. Um vídeo deve ter o áudio, a imagem e a iluminação mais adequados para que a mensagem seja corretamente passada;
    3. Grave o vídeo – siga o guião definido e grave mais cenas do que aquelas que pensa usar, não só para ter excertos de reserva, mas também para conseguir escolher as melhores.
    4. Edite o conteúdo – seja no próprio editor de vídeo do YouTube ou noutros softwares, gratuitos e pagos, vai poder melhorar luz, imagens, contraste, limpar o áudio e encaixar o som com o andamento da filmagem, por exemplo.
    5. Faça upload do vídeo para o YouTube.
  • O que é a Academia de Criadores?

    A Academia de Criadores é uma plataforma do próprio YouTube e está repleta de cursos concebidos para inspirar, desafiar e desenvolver as suas competências de criador.

    Existem vários cursos para aprender sobre um tópico específico ou obter respostas às questões técnicas que restringem a sua criatividade.

    Veja quais os cursos disponíveis aqui.

     

  • Que regras existem na comunidade do YouTube?