O YouTube é o segundo motor de pesquisa mais utilizado no mundo, sendo o primeiro, o Google. Por ser uma rede social de pesquisa, deverá ter a mesma linha de pensamento utilizada na otimização do seu website.
Uma boa presença no YouTube, além de aumentar a sua notoriedade, pode trazer visitas ao website das empresas e melhorar os resultados da sua estratégia de marketing.
O YouTube tem um editor que lhe permite cortar e editar os seus vídeos, adicionar músicas, colocar legendas, adicionar cartões e notas para tornar o seu vídeo mais interativo, levar tráfego para o seu website, ou completar o conteúdo.
Para empresas que queiram chegar a um público mais jovem, o YouTube é uma rede social imprescindível. A chamada “geração digital” nasceu e cresceu com acesso constante ao universo online, obrigando as empresas a criar novos conceitos e formas de comunicar.
Categorias dos vídeos publicados em canais de YouTube (em %)

Sabia que o Youtube…
- recebe mais de 2 biliões de visualizações num único dia?
- é a rede social mais utilizada por um público mais jovem e ocupa o 3º lugar de redes sociais onde os portugueses com menos de 24 anos tem presença?
- é utilizado, aproximadamente, 50% das vezes através do smartphone?
Pode aproveitar esta rede social para:
- Publicar entrevistas, palestras ou testemunhos de clientes satisfeitos;
- Criar uma rubrica de vídeos interessantes para o seu público;
- Fazer vídeos mais espontâneos e engraçados;
- Demonstrar produtos;
- Fazer tutoriais.

Dicas:
- Coloque uma descrição do canal – direta, objetiva e onde use as palavras-chave que definiu;
- Pense como o seu público-alvo: coloque uma descrição dos vídeos e títulos com as palavras-chave e com uma linguagem a que os utilizadores recorreriam na pesquisa daquele conteúdo;
- Coloque tags nos vídeos;
- Divulgue os seus canais online: adicione URL para website e outras redes sociais onde tem presença;
- Organize os seus vídeos por “Lista de Reprodução”;
- Crie um trailer: vídeo de apresentação que aparecerá em destaque, para visitantes que não tenham subscrito o seu canal;
- Mantenha a consistência entre os materiais visuais: desde a imagem de capa aos próprios vídeos, a linguagem visual deve ser transversal.
Tutorial
- 1
Faça login no YouTube
- 2
Entre nas configurações de conta do YouTube
Clique no seu ícone e, em seguida, em "Configurações" ou diretamente aqui. - 3
Clique em “Ver todos os meus canais ou criar um novo canal”
- 4
Clique em “Criar um novo canal”
- 5
Escolha um nome para o canal e clique em “Criar”
Perguntas e respostas
Consulte aqui as repostas às dúvidas mais comuns.
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A qualidade dos vídeos é importante?
Claro que sim! Vídeos com problemas técnicos, como áudio baixo ou uma imagem escura, podem não cativar os utilizadores e afetar o seu sucesso no YouTube.
Se procura representar a sua empresa através desta plataforma, é essencial o máximo cuidado com a imagem, o som e a edição dos vídeos, de forma a expor um conceito positivo da empresa. De outro modo, um vídeo de baixa qualidade pode passar a impressão de que a empresa presta serviços também de baixa qualidade.
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Que cuidados ter ao publicar o vídeo?
- Procure usar bons títulos: o título é a primeira informação que o público vai ver e, por isso, deve chamar a sua atenção.
- Utilize thumbnails cativantes: o thumbnail é a imagem que os utilizadores veem antes de visualizar o vídeo e, tal como o título, é um dos responsáveis por cativar os utilizadores – deve resumir o conteúdo do vídeo e ir ao encontro do conceito visual definido.
- Faça descrições detalhadas: procure fazer descrições completas e com palavras-chave relevantes. Para além de acrescentar informação complementar sobre o vídeo, pode inserir links para o website da empresa e links para as restantes páginas nas redes sociais.
- Explore as tags: existe a opção de colocar tags no vídeo, que são que palavras, termos ou expressões que ajudam a plataforma a classificar o conteúdo publicado.
- Acrescente legendas: ao utilizar legendas, os motores de busca vão conseguir “ler” o conteúdo do seu vídeo e classificá-lo com mais qualidade.
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Como criar um vídeo para o YouTube?
- Escolha o conteúdo do seu vídeo – é a primeira coisa a fazer e deve ir ao encontro do que a sua audiência quer ver;
- Prepare o necessário – antes de gravar, tenha em atenção o equipamento e defina um guião. Um vídeo deve ter o áudio, a imagem e a iluminação mais adequados para que a mensagem seja corretamente passada;
- Grave o vídeo – siga o guião definido e grave mais cenas do que aquelas que pensa usar, não só para ter excertos de reserva, mas também para conseguir escolher as melhores.
- Edite o conteúdo – seja no próprio editor de vídeo do YouTube ou noutros softwares, gratuitos e pagos, vai poder melhorar luz, imagens, contraste, limpar o áudio e encaixar o som com o andamento da filmagem, por exemplo.
- Faça upload do vídeo para o YouTube.
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O que é a Academia de Criadores?
A Academia de Criadores é uma plataforma do próprio YouTube e está repleta de cursos concebidos para inspirar, desafiar e desenvolver as suas competências de criador.
Existem vários cursos para aprender sobre um tópico específico ou obter respostas às questões técnicas que restringem a sua criatividade.
Veja quais os cursos disponíveis aqui.
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Que regras existem na comunidade do YouTube?
Quando utiliza o YouTube, adere a uma comunidade de pessoas de todo o mundo que devem seguir algumas regras e políticas de segurança:
- Nudez ou conteúdos de natureza sexual;
- Conteúdo nocivo ou perigoso;
- Conteúdo de incitação ao ódio:
- Conteúdo violento ou explícito;
- Assédio e ciberbullying;
- Spam;
- Ameaças;
- Direitos de autor;
- Privacidade;
- Roubo de identidade;
- Segurança infantil;
- Políticas adicionais.

Descarregue o nosso manual e fique a saber mais.